O II “Simpósio Internacional Letras na Raia - As Palabras voan por Riba das Fronteiras” realiza-se de 13 a 15 de Outubro em Vila Nova de Cerveira e Góian (Tomiño-Galiza). O encontro tem como objectivo contribuir para o estabelecimento de contactos e a criação de estruturas estáveis de relacionamento entre a Galiza e Portugal, bem como com outros países de língua portuguesa.
O encontro ‘Letras na Raia’, que reúne cerca de 30 escritores portugueses e galegos, é promovido, anualmente, pela Associação de Escritores em Língua Galega (AELG), e conta com o apoio do Instituto Camões. Nesta segunda edição, em que terão especial destaque os Jovens Criadores, às mesas redondas acrescenta-se recitais e concertos, a decorrer dos dois lados do rio Minho.
A inauguração do Simpósio está marcada para as 11 horas do dia 13 no Castelo de Vila Nova de Cerveira. A partir das 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, começará o programa aberto ao público, com duas mesas redondas cujos temas lançam as primeiras provocações: ‘Os editores levam tanto tempo a publicar um livro que não admira que tantos sejam póstumos’, e ‘Um fracasso vivo é melhor do que uma obra-prima morta’.
Na primeira mesa redonda participam Paco Souto, Antonieta Preto, Jorge Reis-Sá e Carlos Figueiras, com Mercedes Queixas como moderadora. Na segunda, estarão presentes Maria Lado, Daniel Salgado, Luís Filipe Cristóvão e Aurelino Costa, sendo moderador o presidente da AELG, Cesáreo Sánchez. O dia termina com um Concerto Literário, às 22 horas e aberto ao público, no Cine-Teatro dos Bombeiros.
Na manhã de sábado, dia 14, ainda na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, o primeiro tema em debate será ‘A arte existe para inquietar; a ciência tranquiliza’, uma mesa redonda com Xoan M. Mosquera, Nuno Travasso, Pedro Barata e Antia Otero, sob a moderação de Pablo Gallego Picard. Seguir-se-à ‘O poeta tem direito a pôr as mãos em qualquer material que ache necessário para o seu trabalho’, com Elvira Riveiro, Marcos Abalde, Dulce Maria Cardoso e Maria Reimóndez, moderados por Marta Dacosta.
De tarde, as actividades passam para o Centro Cultural Goianês, na Galiza, com um debate sobre ‘Onde acaba a língua e começa a música’, com Estíbaliz Espinosa, Rafa Janeiro, Sérgio de Almeida e Vergílio Alberto Vieira, moderados por Xerardo Méndez. Às 19 horas, está prevista uma sessão de leituras, apresentada por Aurelino Costa e Maria Lado. Às 23 horas, no Castelo de Góian, há um concerto dos Dios Ke Te Crew.
No domingo, da 15, ainda no Centro Cultural Goianês, decorre a última mesa redonda, às 11 horas, sob o tema ‘Sem tradição a arte é um rebanho de ovelhas sem pastor’, com José Carlos Vasconcelos, Ramón Pinheiro, Jacinto Lucas Pires e Maria Canosa, moderada por Carlos Quiroga. Segue-se o encerramento oficial do Simpósio, com a presença de autoridades representativas dos dois países (a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima), e um concerto do grupo ‘De Outra Margem’, às 13 horas.
Folheto com Programa completo
Fontes: Texto - Correio do Minho -12-10-006 Imagem superior / inferior
Etiquetas: Conferências Congressos e Afins, Livros e afins, Livros e Leitura |
Boa Caterina...